Cabelo

Como Funciona o Cronograma Capilar

etiqueta

Cronograma capilar: O que é? Como funciona?

Como falamos no post anterior sobre cronograma capilar, ele tem sido o motivo de muita alegria da mulherada. Hoje vamos explicar melhor o que é o cronograma, e como você pode fazer em casa.

Basicamente o que você precisa é separar três dias da semana para cuidar dos cabelos, repondo a massa capilar, devolvendo a vida e melhorando o aspecto dos fios. Como disse, não espere milagres, pois esse tratamento tem objetivo reparar os fios a longo prazo, porem, algumas melhoras já podemos notar imediatamente. Como o cronograma tem três processos é interessante que você faça 3 lavagens por semana e cada uma com o uso de um tratamento específico, claro que, seguindo a necessidade do seu cabelo. É interessante no primeiro você seguir o oficial, para passar por todas as fases e identificar o que o seu fio precisa: Na primeira lavagem, recomenda-se o uso de alguma máscara hidratante. Depois de 2 ou 3 dias vem a próxima lavagem, agora usando algum produto nutritivo e, a cada 15 dias (terceira semana) vem a etapa com algum produto reconstrutor. Feito isso no primeiro mês, nos próximos você já pode montar um de acordo com o que seu cabelo realmente precisa.

cronogramacapilar3

Como identificar que fase o seu cabelo precisa?
Hidratação: Cabelos sem brilho, armado e ressecado.
Nutrição: Cabelos com frizz, sem balanço, desalinhados.
Reconstrução: Cabelo poroso, fino, ralo, partindo/quebradiço.
Feito isso, mãos a obra!

  • Hidratação:
    A principal função dessa fase é claro, hidratar os fios, ou seja repor a água do fio, mas não, não é só lavar os fios e pronto, ta hidratado! Você vai precisar procurar no rótulos substancias que hidratem o fio. Sendo elas: Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl), Bepantol, Extratos Botânicos (Ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, ou seja, todo que tiver um nome de “planta” acompanhado por “Extract),Proteína Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein), Panthenol, Aloe Vera, Silicones (os Silicones são componentes, modificados quimicamente, utilizados para reter a hidratação nos fios), Vitaminas, Álcools modificados (ex: Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol), Sacarose ou Derivados do Açúcar, Proteína de aveia, (Hydrolyzed Oats), Proteína de arroz (Hydrolyzed Rice Protein), Proteína da Seda (Hydrolyzed Silk Protein), Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolyzed Soy Protein), Proteína Hidrolisada do Milho, etc.
  • Nutrição/Umectação:
    Essa fase devolve os lipídios, devolvendo assim, a oleosidade necessária para os fios. Essa fase é super fácil identificar os produtos nutritivos, normalmente eles levam óleo ou manteiga no seu nome, por exemplo, karité, cupuaçu, muru muru, cacau abacate, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de oliva, babosa entre outros.
  • Reconstrução:
    Essa já é fase de reposição de proteínas dos fios, A base de produtos reconstrutivos deve ser de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, proteínas hidrolisadas, e cisteínas. ** não sobrecarregar os fios de queratina, pois pode causar efeito inverso e acabar danificando o fio.
    Claro que cada fio tem a sua necessidade, e com cada ciclo você vai percebendo as reações do seu cabelo, e vai adaptando de acordo com ela. Por exemplo, o meu cabelo reagiu muito bem às fases de hidratação, e as de nutrição, teve efeito, porém não tão potencializados quanto a hidratação, já a de reconstrução percebi que o efeito não foi muito satisfatório. Então potencializei os dias de hidratação, e não faço (por enquanto) as fases de reconstrução. Nesse tratamento é bom você escutar seu cabelo, para não dar demais a ele o que não precisa, e acabar estragando um trabalho anterior.

Dicas:

  • Lavar os cabelos com xampoo, passar a fase do cronograma e depois utilizar o condicionador, já que mesmo é feitas para fechar as escamas dos fios, e com elas fechadas, não há tratamento que penetre;
  • Usar a mesma linha de xampoo e condicionador, já que eles são feitos um para completar o outro;
  • Na fase de nutrição/umectação é interessante que o produto fique uma hora ou passar de um dia para outro nos fios, potencializando o resultado;
  • Não fazer química nos fios;
  • Utilizar xampoo anti resíduos de 15 em 15 dias;
  • Proteger os fios do calor do secador/prancha com protetores térmicos;
  • Não dormir de cabelos molhados
  • Se o cabelo apresenta muito frizz, é crespo ou enrolado, uma boa dica é trocar a toalha por camiseta de algodão na hora de secar os fios.

Bom meninas, o básico do básico é isso, pra não ficar muito cansativo, nos próximos posts, falo melhor pra vocês cada fase, vou dar dicas de receitas caseiras.

anna32

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s